Sigla muito utilizada por desenvolvedores de websites e portais na internet, o CMS (Content Management System) é um conjunto de funções utilizadas para facilitar a vida dos criadores de sites. Embora o nome pareça referencar a uma única e exclusiva ferramenta, como é o caso das IDEs (Integrated Development Environment), esses Sistemas de Gestão de Conteúdo (SGC) são o conjunto de ferramentas para criação/edição de conteúdo na internet sem a necessidade de conhecimentos de programação.
Trabalhamos com os mais conhecidos no mercado.
Entretanto para manter um CMS e realizar alterações você vai precisar de conhecimentos na plataforma escolhida.
Seguem alguns dos mais utilizados e exemplos:
- Joomla! Um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade .
A separação entre design, programação e conteúdo permite uma grande flexibilidade na produção de sites com design extremamente customizados.
Além disso, existem milhares de templates prontos que agilizam o processo de criação de sites com rapidez e menor investimento.
Resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro.
- Drupal é um framework modular e um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) escrito em PHP.
O Drupal permite criar e organizar conteúdo, manipular a aparência, automatizar tarefas administrativas e definir permissões e papéis para usuários e colaboradores.
Por ser desenvolvido em PHP, o Drupal é independente de sistema operacional. No entanto, requer um servidor HTTP compatível com PHP, como o Servidor Apache e um Servidor de banco de dados como o MySQL, recomendado para seu funcionamento.
O Drupal é comumente descrito como um Framework de Gerenciamento de Conteúdo, pois além de oferecer as funcionalidades básicas de um CMS ele também implementa uma série de APIs robustas e apresenta uma estrutura modular que facilita o desenvolvimento de módulos extensivos
- XOOPS é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em inglês, Content Management System (CMS).
Pronuncia-se foneticamente como "czups" ou "zoo'ps" e é um acrônimo de "eXtensible Object Oriented Portal System".
Segundo o site oficial o XOOPS está sob os termos da GNU - General Public License - GPL (Licença Pública Geral), o que significa que é possível usá-lo e modificá-lo livremente, desde de que o faça de acordo com os termos da licença.
- MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.
A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através da Internet ou de rede local.
Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes.
- PrestaShop é um sistema de E-Commerce Open Source, desenvolvido em PHP e MySQL.
Um dos sistemas E-Commerce Open Source mais completos do mercado.
O PrestaShop está disponível sob a licença Open Software.
É usado por milhares de lojas em todo o mundo, mais de 40 idiomas estão disponíveis.
Ele suporta vários meios de pagamento, como o Google Checkout, PayPal, Mercado Pago, Akatus, PagSeguro, MoIP entre outros. Módulos de pagamento adicionais são oferecidos comercialmente.
O sistema PrestaShop faz uso extensivo de AJAX no painel de administração (Back Office). Mais Blocos (Addons) de módulos podem ser facilmente adicionados para fornecer funcionalidades extras, os Addons são normalmente fornecidos gratuitamente por desenvolvedores independentes.
- WordPress. Escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de blogs via web.
Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google (Blogger).
No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram um blog mais profissional e com maiores recursos diferenciais.
O mais popular na criação de weblogs. As causas do seu rápido crescimento são, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdos.
- Magento é um sistema de e-commerce desenvolvido pela Magento que possui três edições, sendo a edição CE a versão livre.
O Magento eCommerce está se tornando cada vez mais popular no Brasil e no mundo, sendo utilizado como base para as lojas virtuais da Uolhost no Brasil, e por grande empresas fora do Brasil, como Fox, Nokia entre outras.
Isso se deve a grande flexibilidade que ele proporciona aos desenvolvedores.
Sua estrutura é baseada em módulos e foi desenvolvida com base no Zend Framework
- OpenCart é um sistema de E-Commerce Open Source desenvolvido principalmente na linguagem PHP licenciado nos termos da GNU General Public License, é uma solução gratuita, de código aberto para publicação e gestão de loja virtual, focado na facilidade de utilização e intalação.
Possui gestão de pedidos, sistema de afiliados, sistema de vendas de produtos digitais , múltiplos meios de pagamento e formas de envio por padrão, além de ser possível expandir as suas funcionalidades através das extensões , e customizar sua aparência através de temas.