Você está otimizando seu conteúdo fora do site?
Na nossa última publicação, analisamos como medir o verdadeiro desempenho do seu conteúdo , tanto no local como fora do site, através do acompanhamento do engajamento. Hoje, queremos discutir como melhorar a descoberta do seu conteúdo fora do site na busca, para que possa ser encontrado em primeiro lugar.
Quando os comerciantes pensam em SEO, seus pensamentos iniciais provavelmente giram em torno do conteúdo no site e seu site em geral. Embora todas as organizações estejam conscientes da vida além de seu próprio site, elas nem sempre estão pensando em como otimizar melhor sua presença digital nesses espaços.
O que é conteúdo fora do site?
Vamos começar com uma pergunta muito óbvia para quem é novo no jogo ou talvez conheça um nome diferente. O que é conteúdo fora do site? A resposta rápida é qualquer conteúdo que você possui, controle ou ganhou, que não é publicado ou que vive em seu site existente.O conteúdo fora do site pode ter uma série de formas diferentes. Pode existir em uma propriedade que você possui, como um blog fora do site ou em contas de redes sociais. Pode ser o conteúdo que você iniciou, mas não possui, como o conteúdo criado através de influenciadores, comunicados de imprensa distribuídos por sites de terceiros ou sites de estudos de caso de clientes publicados em sites de clientes. Por fim, o conteúdo fora do site também pode incluir o conteúdo que você não iniciou e não possui, como comentários de terceiros.
Por que você deve se preocupar com o conteúdo fora do site?
A primeira razão pela qual você deve se preocupar com o conteúdo fora do site é o objetivo declarado do Google de diversificar os resultados da pesquisa, de modo a não incluir conteúdo do mesmo domínio na página. Com isso em mente, as marcas só podem se beneficiar de possuir ou ganhar conteúdo otimizado em outros domínios autorizados, aumentando assim suas chances de serem descobertas nos principais resultados de pesquisa.O conteúdo fora do site também pode ajudar a criar conhecimento de marca com novos públicos. Quando feito com uma estratégia de distribuição adequada em mente, essas audiências podem ser desenvolvidas em alinhamento com o mercado-alvo desejado.
Vários estudos de marketing digital apontam para a nova realidade da jornada do cliente, dos quais 60 a 90% ocorrem fora do site da sua marca. Os consumidores dependem de sites de revisão, redes sociais e influenciadores para informar suas decisões de compra. Então você precisa garantir que sua marca seja visível nesses locais, por meio de busca orgânica ou de outra forma.
O conteúdo fora do site também pode melhorar a autoridade do seu conteúdo no local, aumentando a freqüência e o alcance do conteúdo. Por fim, o conteúdo fora do site pode ser uma excelente fonte de tráfego de referência e backlinks autorizados.
Otimizando conteúdo fora do site
Otimizar o conteúdo que vive fora do seu site nem sempre é fácil de fazer. Você não tem necessariamente o controle total, ou você pode ter uma oportunidade limitada, como a contagem de personagens nas mídias sociais. No entanto, onde você pode, lembre-se de pensar adiante sobre o público que potencialmente estará envolvido com esse conteúdo e quais palavras-chave mais atraem para eles. Se você usa uma estratégia baseada em persona, certifique-se de otimizar o conteúdo com base em quem você acredita que estará lendo e engajando-se em cada canal específico.Você pode usar grande parte de sua pesquisa de palavras-chave existente para sua estratégia de marketing digital e aplicá-la como adequada ao conteúdo fora do site. Você também pode querer fazer alguma pesquisa de palavras-chave adicionais especificamente para cada canal, como a determinação de hashtags populares para incluir em suas postagens do Twitter.
Social
As publicações em mídias sociais estão aparecendo cada vez mais no Google SERPs, bem como em outros mecanismos de busca, de modo que otimizá-los tornou-se de vital importância. Você idealmente quer tentar otimizá-los exatamente como faria com qualquer postagem no blog ou página em seu site.Dito isto, muitos usuários sociais se adaptaram ao comportamento on-line de pesquisar diretamente nas plataformas nativas. Portanto, você também deseja otimizar seu conteúdo para ser encontrado dentro do recurso de busca de cada rede social. Por exemplo, o YouTube e Pinterest são tanto, se não mais, motores de busca do que redes sociais.
O conteúdo em cada um deve ser intitulado, descrito e etiquetado com palavras-chave apropriadas e hashtags para garantir a máxima capacidade de descoberta.
Marketing Influenciador
Vamos ser claros: você não pode dizer aos influentes o que escrever. Muitas organizações tentam, mas isso só significa diluir a sinceridade do conteúdo e a verdadeira força da mensagem. No entanto, você pode dar aos influenciadores um esboço, balas e pontos-chave e destacar certas palavras-chave de alto volume que você gostaria que usassem.Você também pode fornecer imagens com nomes de arquivos otimizados e, obviamente, links rastreáveis para o conteúdo que você deseja que eles ajudem a promover e criar autoridade. O objetivo, naturalmente, deve ser fazê-los produzir conteúdo autoritário que se classificará por direito próprio.
Trate seus influenciadores como uma extensão de sua equipe de marketing. A maioria dos influenciadores é muito profissional e está aberta para trabalhar com marcas para obter a maior parte da vida do conteúdo para todos os envolvidos.
Rastreando conteúdo fora do site para SEO
Certifique-se de rastrear todo o conteúdo do ranking relevante para sua marca. Isso inclui qualquer conteúdo que você possui, tanto no local como fora do site, bem como o material que você não possui. Qualquer URL contendo conteúdo sobre sua organização deve estar no seu radar para saber como eles estão sendo executados na pesquisa.Não tenha medo de um ranking de conteúdo fora do site maior que suas páginas no local. Algumas empresas vêem qualquer conteúdo excessivo como competitivo, mas, na realidade, você só está competindo contra si mesmo. Essas páginas e postagens simplesmente conduzem uma viagem de clientes diferente e fortalecem sua imagem de marca e consciência no processo.
Ao combinar o desempenho do conteúdo fora do site com as páginas de destino correspondentes do seu site, tente usar métricas do caminho de conversão para entender novas oportunidades de otimização fora do site ao longo do caminho.