Spotify usará Google Cloud para turbinar infraestrutura de dados
O Spotify anunciou que adotará o Google Cloud Platform para turbinar sua infraestrutura de dados, de olho em aumentar seus ganhos com publicidade nos próximos anos.
Segundo o CEO do Spotify, Daniel Ek, a mudança será realizada nos próximos meses, e servirá para reforçar a performance do principal serviço de streaming de música atualmente para os mais de 75 milhões de usuários em todo o mundo.
A empresa de streaming pretende usar capacidades de inteligência da nuvem do Google, assim como evitar preocupações com infraestrutura com a terceirização, de acordo com o site.
A empresa ainda usa um modelo de data centers com equipamentos próprios, entretanto, agora pretende reduzir estes custos, adicionando ao pacote funcionalidades do Google em processar em analisar grandes quantidades de dados.
Ao trazer o Spotify para os seus servidores, o Google conquista um grande cliente para competir com rivais como a líder AWS e Windows Azure.
Entretanto, também competirá consigo mesmo no mercado de streaming, já que a empresa tem o Play Music.
Do lado da Amazon, a preocupação com concorrências internas não parecem preocupar também: a AWS anunciou recentemente a migração de dados do Netflix, que compete com o Amazon Prime Video, para seus servidores.