O que é design e porque é importante

O que é design e porque é importante

O que é design e porque é importante


Existem inúmeras definições de design, como você poderia esperar de um esforço criativo. Algumas visam a categorizar design, para explicar como ele é diferente de ou relacionadas a outras atividades, enquanto outros tentam inspirar um bom design.
Aqui está uma definição simples de Sir George Cox :
Design é o que une criatividade e inovação. Ela molda ideias para se tornar proposições práticas e atraentes para os usuários ou clientes. O projeto pode ser descrito como criatividade implantada para um fim específico." The Cox Review
A maioria dos resultados dos projetos são visíveis e que se prestam a outra definição simples: “Design está ao seu redor, tudo feito pelo homem foi projetado, conscientemente ou não.”.
A questão, portanto, não é tanto "o que é o projeto e por que isso importa?", mas "como eu posso usar um bom design para tornar o mundo em torno de mim melhor?”.
 
Como o design é diferente das outras atividades?
Talvez o atributo mais óbvio do design seja que faz das idéias tangíveis, leva pensamentos abstratos e inspirações e faz algo concreto. Esta capacidade de fazer novas ideias reais a partir de um estágio inicial no desenvolvimento de produtos ou serviços significa que eles (os designers) têm uma chance maior de se tornar bem sucedidos mais rapidamente.
Outro, às vezes menos óbvio, atributo do projeto é que ele é centrado no ser humano. Designers são por vezes caricaturados como auto-obcecados, mas a verdade é que os grandes designers se importam com as pessoas reais que irão utilizar o produto, serviço, construção ou experiência que eles estão desenvolvendo. Este foco em usuários inspira grandes idéias e garante que as soluções de atender às necessidades reais dos usuários estão plenamente de acordo com eles ou não.
Este processo pragmático de fazer idéias tangíveis e, em seguida, testá-los com os usuários significa que o design tem uma habilidade especial para fazer as coisas simples. Tudo o que é muito complicado de entender, comunicar ou operar logo é exposto. Talvez seja por isso que um grande projeto pode parecer tão óbvio quanto o senso comum.
Finalmente, o projeto é colaborativo. As qualidades duplas de tangibilidade e centralização humana significam que o processo de design é muito bom em interagir com as pessoas. Processos de design estão cada vez mais sendo usados como uma forma de permitir que grupos de designers e não designers trabalhem em conjunto para enfrentar grandes problemas.
 
Como os designers trabalham?
Cada designer tem uma maneira diferente de aproximação, diferentes especialidades de design e também têm suas próprias maneiras de trabalhar, mas existem algumas atividades gerais comuns a todos os designers. No Conselho de Design eles ilustram isso como um modelo de 'Double Diamond'. Dividido em quatro fases distintas: Descobrimento, Definição, Desenvolvimento e entrega, ele mapeia a forma como o processo de design passa a partir de pontos onde o pensamento e as possibilidades são tão amplas quanto possíveis a situações em que eles são deliberadamente reduzidas e focadas precisamente em objetivos distintos.
 
DESCOBRIMENTO
A primeira parte do modelo de diamante duplo cobre o início do projeto. Designers tentam olhar o mundo de uma maneira nova, notando coisas novas e buscando inspiração. Eles reúnem conhecimentos, desenvolvem uma opinião sobre o que vêem, decidem o que é novo e interessante e o que irá inspirar novas idéias. Métodos específicos incluem: pesquisa de mercado, pesquisa de usuário, de gestão e planejamento e grupos de pesquisa em design.
 
DEFINIÇÃO
A segunda parte representa a fase de definição, em que os designers tentam dar sentido a todas as possibilidades identificadas na fase “Descobrimento”. O que mais importa? Como devemos agir em primeiro lugar? Métodos-chave durante a fase de Definição são: Desenvolvimento de projetos, gerenciamento de projeto e Projeto sign-off.
 
DESENVOLVIMENTO
A terceira fase marca um período de desenvolvimento em que as soluções são criadas, protótipos são feitos e testados. Este processo de tentativa e erro ajuda os designers a melhorar e refinar as suas ideias. As principais atividades e objetivos durante a fase Desenvolvimento são: brainstorming, prototipagem, de trabalho multidisciplinar, gestão visual, métodos de desenvolvimento e testes.
 
ENTREGA
A última parte do modelo de diamante duplo é a fase de entrega, onde o produto ou serviço resultante é finalizado e lançado. As atividades e objetivos essenciais durante esta fase são: Teste final, aprovação e lançamento e metas, avaliação e feedback.
 
O processo criativo é complicado, o que torna difícil capturar o processo de criação, mas este tipo de explicação pode pelo menos ajudar a fazer com que pareça um pouco menos misterioso.
Como as organizações usam os designers?
Nas organizações mais avançadas projeto é usado em todos os níveis da empresa,  ajudando a encontrar novas oportunidades de crescimento, a implementação detalhada tem como proposta garantir que cada experiência que um cliente tem é tão produtivo e atraente quanto ele pode ser.
A chave para usar o design de forma eficaz em qualquer nível é o brief criativo. O brief define o desafio, o problema a ser resolvido e a oportunidade de realizar. Escrever um brief eficaz é um exercício criativo em seu próprio direito.
Este brief é ​​então abordado por uma equipe de design escolhida. Algumas organizações optam por ter as equipes de design na própria empresa, enquanto outros usam agências de design externas. A maioria usa uma mistura de ambos.
Como é que um bom design pode trazer benefícios as pessoas, como se beneficiar o planeta e como ele gerar lucro para o negócio? Nós pensamos nisso como um "triple bottom line".

Comente: