Mantenha-se interessante: 5 regras para projetar campanhas de publicidade efetivas

Mantenha-se interessante: 5 regras para projetar campanhas de publicidade efetivas

Mantenha-se interessante​: 5 regras para projetar campanhas de publicidade efetivas
 
Parece estranho pensar em pessoas com os rostos colados na televisão, onde os comerciais de TV reinam supremos no ecossistema da publicidade. Agora assistimos programações e vídeos em outras telas. Se você pensar sobre quanto tempo você ou seus membros da família (principalmente os adolescentes) gastam na tela, você compreenderá que o ecossistema da publicidade teve que migrar para um modelo mais digital. Esse ecossistema contém tudo em seu ambiente - todos os canais e plataformas - broadcasts, canais digitais, celulares, redes sociais, impressões, experiências de marca e muito mais.
Das piadas e gritos em peças de Shakespeare à dança nos corredores em concertos contemporâneos da música aos museus interativos da ciência, o público gosta de participar. Na publicidade e na comunicação visual a participação transforma os espectadores em participantes, em co-autores investidos com diferentes graus de envolvimento e até de propriedade, onde assumem um papel ativo nas mensagens publicitárias. Publicidade participativa ajuda a mensagem a “grudar”, ele envolve o público, dá ao usuário algum controle e um interesse delegado.
As mensagens orientadas para a participação são conhecidas como "pull advertising", se uma vacuoterapia endermo de mídia social oferece uma oportunidade para a interação do usuário, um anunciante solicita conteúdo gerado pelo consumidor ou uma experiência única na loja torna-se pessoal (pense no fenômeno de varejo que são as Lojas Apple). Se uma experiência participativa é imersiva e envolvente, ela atrai o público e pode transformar os participantes em sirenes da própria marca.

 
Use a regra de Publicidade 1: Ofereça uma experiência imersiva.

Se as pessoas estão no centro de uma experiência elas não são apenas observadoras, mas sim participantes reais que se inserem na experiência. Por exemplo, para divulgar a importância de fazer uma mamografia para detectar câncer de mama e envolver as pessoas, uma equipe criativa da agência 360i sabia que a mídia social seria um ótimo lugar para começar. A equipe de duas criativas publicitárias femininas, uma das quais é uma sobrevivente de câncer de mama, criou um projeto de paixão: #mamming, que conquistou muitos prêmios e aumentou a conscientização sobre a importância de fazer mamografias, ajudando as pessoas a adotarem a estranheza das mamografias.
 

Use a regra de Publicidade 2: Ofereça uma experiência envolvente.

"A chave para o engajamento é a participação. Os consumidores têm o poder de participar do conteúdo que escolherem; se eles não "se preocupam" com uma campanha, eles vão evitá-la. Quando executado de forma acolhedora, o conteúdo digital convida os consumidores a se envolverem com seus termos", diz Daniel Stein, CEO e fundador do Evolution Bureau (EVB).


Use a regra de Publicidade 3: ofereça conteúdo ao seu público-alvo interessado.

BBDO Nova York criou uma campanha de marca "Never Stop Improving" para a Lowe's, a segunda maior varejista de melhorias para casa do mundo. Como parte da campanha, a agência decidiu trazer dicas para a vida como filmes extremamente curtos no Vine, usando seu aplicativo de vídeo em loop de seis segundos, e chamou-o de "Lowe's Fix in Six".
A agência explicou: "Sabíamos que o nosso público no Facebook e no Twitter gostaria de dicas de melhorias rápidas; como remover um parafuso sem corte, ou como limpar rapidamente uma folha de cookie.
Em vez de forçar as pessoas a verem um anúncio, demos-lhes algo que eles queriam. E eles nos recompensaram compartilhando os vídeos do Vine através do Twitter, Facebook e, claro, do próprio Vine."
No início da campanha, a imprensa reconheceu Lowe's Fix In Six como o primeiro esforço de marca para "decifrar o código" do Vine, usando-o como um dispositivo estratégico de comunicação ao invés de uma novidade. Não só são vídeos informativos, eles são encantadores.
 
Use a regra de Publicidade 4: Ofereça conteúdo claro e direto ao público-alvo.
Se você ainda não assistiu a Jean-Claude Van Damme interpretando uma Epic Split entre dois caminhões Volvo movendo-se em alta velocidade ao som da música da banda Enya, eu recomendo. O truque é real e foi realizado em apenas uma tomada, de acordo com Anders Vilhelmsson, gerente de relações públicas da Volvo Trucks. Com o vídeo do Van Damme, a Volvo queria ilustrar o novo modelo dinâmico de direção de forma espetacular e alcançar além dos mercados tradicionais. Criado para demonstrar o manuseio de precisão dos caminhões, este vídeo faz parte de uma série de vídeos de dublês da Forsman & Bodenfors para a Volvo.
"Acredito firmemente que a indústria de publicidade precisa ser mais sobre entretenimento. E eu acho que o comercial hoje precisa ser mais interessante do que o programa que está interrompendo. Porque hoje não estamos apenas interrompendo as pessoas, estamos pedindo às pessoas que optem por interagir conosco, em vez de fazer o que elas pretendem fazer” diz Sophia Lindholm, diretora de arte da Forsman & Bodenfors, sobre o estado da publicidade hoje em dia para a entrevistadora Robin Landa.
 
Use a regra de Publicidade 5: Seu conteúdo deve ser digno ou apenas contribuir para o estrondo do mundo digital.
Então, se você está planejando projetar uma experiência de loja de marca ou conceber conteúdo exclusivo de marca, um site, uma história do Snapchat ou um vídeo no Vine, na nossa era digital onde as pessoas têm tantas opções, tanto entretenimento e informações disponíveis para eles vinte e quatro horas por dia...  Continuem interessantes, meus amigos.

Comente: