Funcionários do Google contam o lado ruim de trabalhar na empresa

Funcionários do Google contam o lado ruim de trabalhar na empresa

Funcionários do Google contam o lado ruim de trabalhar na empresa

google-office-design

Hoje em dia, uma das empresas que mais chamam a atenção de jovens profissionais e de pessoas interessadas pelo mundo da tecnologia é a Google. Além de contar com produtos de grande peso mundial, as instalações da companhia são tidas como exemplares — principalmente em relação à liberdade e à assistência dadas aos colaboradores.

E mesmo com produtos usados por milhões de pessoas em todo o mundo, funcionários e ex-funcionários da gigante de Mountain View afirmam que trabalhar lá não é lá as mil maravilhas. Essas pessoas, que supostamente fazem ou fizeram parte da empresa, publicaram seus depoimentos anônimos no fórum de perguntas e respostas Quora para mostrar um lado da companhia que poucos conheciam.

35054.51030-Google

Eles reclamam, dizendo que o Google tem um patamar muito alto na hora de contratar pessoas e usa sua reputação para contratar os profissionais de maior qualidade, mesmo que seja para colocar em uma área que não exige tanta qualificação.

Esses profissionais — que chegam a estar entre os dez melhores estudantes de toda a sua universidade, por exemplo — exercem atividades relativamente simples, como deletar postagens manualmente no YouTube ou auxiliar no suporte do AdSense.

Talvez você ache isso algo bobo, mas posições baixas não atendem às expectativas altas de um ótimo profissional, assim como não pagam o esperado. Outro problema relacionado ao clima de trabalho da Google é o fato de que a empresa ainda parece uma startup, de modo que somente é promovido quem estiver engajado no projeto certo ou se uma ideia própria acabar dando resultados positivos.

Liberdade demais

Os funcionários anônimos também relatam que os engenheiros da empresa são realmente arrogantes, impedindo conversas de qualquer tipo — o que é algo péssimo em qualquer empresa, principalmente as que trabalham com projetos próprios e novos a todo o momento, como é o caso da Gigante de Mountain View.

Além de tudo isso, também foi afirmado que há um clima de imaturidade “no ar”, de exagero com a liberdade dada. Com isso, há muita gente que passa grande parte do tempo de trabalho sem fazer nada ou apenas bebendo, prejudicando os deveres de outros profissionais e trabalhando “pouco ou quase nada”.

Falta incentivo

Com todas essas queixas, os funcionários do Google relatam ser complicado a própria empresa incentivá-los em novos projetos e funções. “Os chefes não querem se comprometer, não sabem como inspirar sua força de trabalho”, afirmam. Eles também alegam que a empresa confia tanto no nome “Google” e no peso que ele tem que prefere não arriscar em ideias que possam manchar a marca.

Por isso, muitos optam por abandonar seus cargos na companhia. “Trabalhei lá por três anos e foi muito difícil sair. O Google é tão grande que você não pode ter qualquer impacto sobre ele”, disse um dos ex-empregados. Outros profissionais dizem que você precisa ser incisivo na hora de apresentar seus projetos. “Certifique-se de anotar tudo o que eles disserem. O Google faz muitas promessas vagas”.

Vale relembrar que não se sabe se todas essas informações são verdadeiras, já que os depoimentos no Quroa foram feitos por usuários anônimos. Contudo, não há como descartar as opiniões de quem já pode ter trabalhado ou ainda trabalha em uma das empresas mais cobiçadas do mundo.
 

Comente: