Facebook quer fazer dinheiro com o WhatsApp

Facebook quer fazer dinheiro com o WhatsApp

O WhatsApp vai compartilhar dados do usuário com o Facebook para potencialmente melhorar o alcance dos anunciantes no Facebook e no Instagram.

O Facebook Inc. está preparando o terreno para o serviço de mensagens, WhatsApp começar a fazer dinheiro, facilitando as regras de privacidade para que os dados possam ser usados pela área de anúncios do Facebook e permitir empresas enviarem mensagens em sua base de mais de 1 bilhão de usuários. Este é o primeiro passo em direção à monetização da plataforma desde que a rede social do Chief Executive Officer, Mark Zuckerberg pagou $22 bilhões de dólares pelo aplicativo em 2014.

O WhatsApp anunciou a nova política de serviços hoje. Isso permite que as empresas se comuniquem com seus usuários, incluindo aplicativos de lembrete, de entrega, notificações de frete e marketing pitches. Em seu blog, o Whatsapp disse que está testando as features que vão funcionar nos próximos meses.

As mudanças nessas políticas vão ajudar o WhatsApp a gerar receita, mas também podem aborrecer os usuários que eram atraídos pela forte política de privacidade do aplicativo. Depois do acordo de venda para o Facebook em 2014, o co-fundador Jan Koum prometeu que a venda não iria mudar a forma com que a companhia manipulava os dados. Agora o WhatsApp diz que vai começar a compartilhar mais informação sobre seus consumidores com a “Família Facebook”. Os dados, incluindo número pessoal de telefone podem ser usados para monitorar melhor os anúncios quando a pessoa está navegando no Facebook ou Instagram, diz o WhatsApp.

O Facebook concordou em comprar o WhatsApp por $ 19 bilhões de dólares em 2014, mas o preço na verdade aumentou para $ 22 bilhões por conta da elevação do preço das ações da rede social. Investidores estão ansiosos para ver como Zuckerberg vai fazer dinheiro a partir dessa negociação. Muitos serviços na Ásia, o mais notável deles, o WeChat da China abriram, com sucesso, suas plataformas para que as empresas interagissem com os consumidores. É uma estratégia do Facebook também tem desenvolvido no aplicativo de comunicação, Messenger.

Em seu blog, o WhatsApp também reiterou seu comprometimento com a codificação dos dados, dizendo que nenhum terceiro será capaz de ver o que os usuários estão dizendo sobre os outros. A política colocou a companhia em discórdia com as autoridades norte-americanas e europeias que querem a permissão de interceptar as comunicações de potenciais terroristas.

“Nossa crença é que os valores de comunicações privadas são inabaláveis”, disse a companhia.

O Facebook divulgou que suas ações na bolsa tiveram alta de quase 20% este ano, subiu menos de 1%, para US $ 124,16 às 1:24 p.m em Nova York.

Comente: