Você sabe se o Google confia no seu site?

Você sabe se o Google confia no seu site?

As páginas até podem estar posicionando agora mas será que na próxima atualização do Google irá continuar assim? Não adianta diversificar o texto âncora, ter qualidade no conteúdo ou ter muitos backlinks de nicho se o Google não confiar no seu site.

Em 2012, depois de uma atualização Penguin do Google, se falava muito que para ter sucesso no trabalho de SEO o importante era utilizar vários anchor texts e evitar ao máximo o que ficou conhecido como “Over Optimized Anchor Text”.

Over Optimized Anchor Text – Quando a maioria dos textos âncora de uma página são pequenas variações ou combinação exata de uma palavra-chave.

Entretanto hoje ainda temos diversos sites que posicionam bem mesmo usando esse excesso de otimização.  Por isso alguns especialistas analisaram os sites que foram pegos pelo Penguin. A única coisa que distinguia estes sites dos que não foram punidos era a métrica de confiança (trust) entre eles. Hoje temos ferramentas como a MozTrust que define o seguinte:

“A página com uma disparidade muito grande entre o MozRank X MozTrust geralmente não performam bem na SERP se comparado com páginas onde essa disparidade é menor.“

Em outras palavras, ter uma boa métrica de Trust ajuda o site ficar mais estável nos updates do Google e contribui para melhores posicionamentos. Além disso, ao se trabalhar de forma eficiente o Trust de um site ele fica menos vulnerável para o que chamamos de Negative SEO.

Negative SEO – Quando o concorrente gera ações e links de baixa qualidade para tentar fazer com que seu site seja punido ou perca posições

Se o Google confia no meu site, ele saberá que você nunca fará uma estratégia questionável. Dessa forma, o concorrente não terá sucesso ao tentar gerar milhares de links de baixa qualidade visando prejudicar suas páginas.

Mas se você possui um site de baixa qualidade pode ter certeza que ele é o alvo perfeito para os competidores e será muito fácil te derrubar da primeira página do google.

Use a versão gratuita do Moz ou Majestic para conferir como estão as suas métricas de Trust em comparação aos concorrentes. Lembre que não adianta ter o maior Trust. Quanto mais próximo o Trust Flow do Citation Flow  (Majestic) ou MozTrust do MozRank (Moz) melhor. Isso significa que ele é mais confiável e possivelmente terá melhor performance na SERP.

E aí? Como está a sua loja? Não está como o esperado?


É comum as pessoas se preocuparem com a quantidade sem olhar para qualidade dos backlinks. Conseguir links confiáveis não é uma tarefa fácil, mas é muito recompensadora. Analisar o perfil de links dos concorrentes é o primeiro passo para identificar quais as fontes de links deles. Se você for capaz de conseguir os melhores links, com boa razão para o Trust, sua estratégia de link building vai ficar cada vez melhor.

Acompanhe a evolução dos seus backlinks com frequência e não seja pego de surpresa com uma métrica ruim de Trust.

Comente: