Prós e Contras da Criação de Site OnePage e MultiPages

Prós e Contras da Criação de Site OnePage e MultiPages

Nos últimos anos, o design da Criação de Site OnePage tornou-se uma tendência cada vez mais popular . Parte disso se deve ao fato de que projetar, criar e desenvolver um site de uma página é muito mais rápido do que sites de várias páginas - eles são muito mais simples de criar do que seus equivalentes mais complexos.

Além disso, fatores como experiência do usuário (UX) e pesquisa muitas vezes não são levados em consideração, principalmente no design de sites para pequenas e médias empresas .

É provável que os sites de uma página sejam conduzidos pelo design, e não pelas evidências. 'Achamos que vai ficar fantástico' versus 'olhamos seus objetivos e os dados do site e sabemos que essa é a abordagem certa'.

A diferença entre esses dois pontos de vista é enorme e é por isso que estamos movendo nossos processos de desenvolvimento web em direção ao design orientado para o crescimento , onde o desenvolvimento de sites é baseado em fatos, não em opiniões.

Antes de entrarmos nos prós e contras de cada produto final, vamos começar explicando por que estou escrevendo sobre este tópico.
 

Cuidados na escolha da Criação de Site OnePage

Para aqueles fora da indústria de marketing, nossa convicção é que muitas pessoas não levam em consideração fatores que podem determinar se a escolha de um site OnePage é apropriada ou não.

Não achamos que você pode responsabilizar alguém por algo que não conhecia, mas estivemos envolvidos em muitas conversas em que, por exemplo, um cliente ficou frustrado porque não foi informado de que um site de uma página pode prejudicar seu desempenho nos resultados de pesquisa orgânica.

O objetivo deste artigo é tentar informar todas as partes interessadas envolvidas em um projeto de site se uma página ou plataforma de várias páginas é o caminho certo a seguir.
 

O que é um site OnePage?

Um site de uma única página (às vezes chamado de site one page) é onde um site usa uma única página HTML para renderizar o conteúdo e a funcionalidade associada a ela. Ao interagir com o site, os links de navegação levam o usuário diretamente à parte relevante do conteúdo ou recurso. O site geralmente usa linguagens de codificação como JavaScript, jQuery, CSS3 ou Ajax para concluir esse processo.

Existem muitos exemplos de designs de uma página online, e um site é até dedicado a mostrar o melhor deles.


 
Vantagens
Os sites de uma página vêm com um ponto positivo distinto, pois geralmente são capazes de exibir o conteúdo em um formato simples e fácil de digerir. Sites de uma página deixam uma certa liberdade para designers e desenvolvedores serem criativos com a maneira como cada seção pode interagir e se mover.

De uma perspectiva de UX, pode haver vantagens significativas. A navegação geralmente é simplificada e permite narrativas visualmente atraentes. Uma navegação menos complicada geralmente leva a menos cliques. Junte isso ao fato de que a rolagem é um movimento muito mais natural para os usuários (especialmente com a familiaridade do mundo com dispositivos móveis) e você obtém uma jornada do usuário mais atraente. Como resultado, os usuários frequentemente estarão mais engajados com o conteúdo, e há estudos que sugerem páginas de conteúdo de formato longo têm desempenho superior ao de suas contrapartes de formato curto em termos de taxas de conversão .

Os sites de uma página também fornecem aos proprietários de sites mais controle sobre a distribuição de suas informações. Em sites tradicionais, os usuários podem clicar para frente e para trás entre as páginas e isso pode levar a uma jornada do usuário desarticulada. Os sites de uma página permitem um fluxo adequado de conteúdo que é projetado para ser fornecido ao usuário no momento mais apropriado.

Tudo isso significa que, embora os sites de uma página possam ser uma opção atraente, eles podem não ser adequados para o seu negócio. É aqui que um site de várias páginas pode entrar.
 

O que é um site MultiPages?

Os sites de várias páginas são quase o oposto de suas contrapartes de uma única página. Sites de várias páginas hospedariam / exibiam o mesmo conteúdo, mas o renderiam em várias páginas.

Eles são uma necessidade absoluta para organizações com uma ampla gama de conteúdo, produtos ou serviços, porque seria quase impossível exibir milhares de artigos ou produtos em uma página.

Sites de várias páginas são muito mais comuns do que aplicativos de uma única página e são o que a maioria consideraria o projeto arquetípico de desenvolvimento de sites.
 
Vantagens
Sites de várias páginas são muito melhores para projetos da web mais complexos que exigem mais conteúdo ou funcionalidade aprimorada. Tentar enfiar muito conteúdo em um site de uma única página é terrível para a experiência geral do usuário, pois ele pode ter dificuldade em localizar e interagir com o motivo pelo qual veio ao site.

Para sites grandes, como um site de comércio eletrônico, provavelmente esse é o caminho que você deseja seguir. No entanto, você deve garantir que está pensando adequadamente sobre a arquitetura do seu site para que os usuários possam encontrar o conteúdo que procuram o mais rápido possível.

Deve-se também considerar qualquer integração com esforços de marketing online - particularmente pesquisa.

Quando alguém usa um mecanismo de pesquisa, ele tenta fornecer os resultados mais relevantes. Certamente isso é verdade para a pesquisa orgânica, e você pode argumentar que isso também se aplica à pesquisa paga. Isso significa que, para consultas de natureza semelhante, você deve criar páginas separadas para cada tópico ou conjunto de termos de busca. Você não pode fazer isso com um site onepage porque não consegue ser específico o suficiente. Os sites multipages têm uma vantagem significativa nesse aspecto.

Para pesquisa paga, geralmente recomendamos a criação de uma página para a maioria das consultas individuais , e há uma correlação distinta entre sites com várias páginas de destino e a quantidade de leads que o site gera.
 

Devo escolher um site OnePage ou MultiPages?

Infelizmente, a resposta é que depende e se baseia em dois fatores principais: conteúdo e marketing. Se você tem uma pequena quantidade de produtos ou serviços a oferecer e não está muito preocupado com táticas de marketing mais avançadas, como SEO, PPC e remarketing, um site de uma página é uma opção para você.

No entanto, se você tem mais de dez produtos ou serviços, ou possui muito conteúdo você não pode realmente fornecer uma experiência de usuário amigável, ou profundidade de conteúdo suficiente, com um site de uma página. Da mesma forma, se o marketing é importante para você, a opção do site página única são bastante limitadas em termos de promoção e, portanto, um site de várias páginas provavelmente é a solução mais adequada.

É claro que há uma terceira opção - adotar uma abordagem híbrida onde, por exemplo, seus produtos e serviços são listados em sua 'página inicial', enquanto você usa uma ferramenta de blog ou página de destino para tentar ajudar em seus esforços de marketing. No entanto, isso não funcionará para todas as organizações, então é vital que você busque conselhos especializados de partes interessadas relevantes.

Não importa qual a sua necessidade :)

Somos profissionais na criação de site em qualquer uma dessas modalidades.

Conheça nossa Criação de Site OnePage

Quer saber mais ? Acesse https://tiwebdesign.com.br/nossos-servicos/servicos/criacao-de-site-onepage









 

Comente: