É possível pegar vírus pelo WhatsApp?
É preciso ficar atento com mensagens de estranhos e até de amigos no WhatsApp. Um novo vírus chamado scareware está rodando entre usuários do aplicativo, segundo informações da ESET. A estratégia é atrair pessoas por meio de link oferecendo um novo pacote de emoticons. Algo utilizado com grande frequencia pelos usuários.
Camillo Di Jorge, presidente da ESET, deu a seguinte dica:
"é importante que os usuários fiquem atentos para esse tipo de golpe e evitem clicar em links duvidosos ou desconhecidos".
Você já deve ter lido algum tipo artigo ou documentário relacionado aos perigos de clicar em links maliciosos. Por isso, é sempre bom perguntar ao remetente sobre o conteúdo e checar o domínio enviado.
O problema deste vírus é a rapidez de propagação, já que ele também pede para você compartilhar o link com seus amigos.
Caso você seja uma vítima do golpe, o seu número pode ser cadastrado em serviços pagos e até listas de spam.
“Cada vez mais, os criminosos que utilizam da internet para cometer delitos têm diversificado seus ataques, usando técnicas que busquem atrair a atenção dos usuários e que viralizem ou se espalhem por meio de aplicativos populares, como WhatsApp. Também recomendamos o uso de uma solução de segurança para dispositivos móveis, a fim de evitar possíveis ameaças como essa”, alertou Di Jorge.