Quanto o
Google entende sobre
imagens que você adiciona a
páginas da web? O Google ainda precisa de todas as
otimizações "extras" relevantes que os proprietários de
sites usam, como nomes de arquivo descritivos, nomes de alt e palavras-chave apropriadas nos
links para as imagens.
Os
robôs do Google leem basicamente linguagem
HTML e esse é o motivo pelo qual você deve manter o código do seu site em ordem, além de utilizá-lo corretamente. Passando as informações com mais relevância, além de facilitar a leitura do Google, também faz com que seu site tenha maior probabilidade de conseguir um bom ranqueamento.
Quando falamos em
imagens para o site, temos que ter em mente que esses mesmos robôs não leem figuras, já que para isso é necessário uma alta complexidade de processamento de dados e seria inviável para o Google ler todas as imagens que ele encontra por ai. Então, pergunte, como o Google sabe do que se tratam certas imagens?
A questão surgiu nas atuais Horas do Google Office com John Mueller sobre se os avanços do Google no reconhecimento de imagem significam que os
SEOs não precisam mais
otimizar imagens com nomes de arquivo descritivos, atributos alt etc.
Então, ter nomes de arquivos claros, o atributo alt, no link para a imagem, tag de título, tudo isso ajuda. Uma legenda abaixo da imagem, tipo de texto em torno da imagem também, tudo isso ajuda a entender o que essa imagem é sobre.
Ao adicionar uma
imagem no site, a sua plataforma criará um link para ela que receberá parte do nome do arquivo original, portanto, encare como uma
otimização de URL. Portanto, utilize
keywords (sem acentos) e palavras que ajudem a entender do que se trata aquela figura. Se forem mais de uma palavra, utilize-hífen ao invés_de_ underline.