Por que
seu site deve ser responsivo? Antes de entender esse ponto, você também deve entender o que ele significa e como funciona. Criado por Ethan Marcotte, o termo “
design responsivo” é um método popular e comumente utilizado para
dispositivos móveis.
O
design responsivo exige que você tenha um
site para adaptar-se a todos os tamanhos de telas, independentemente do dispositivo utilizado.
Com o desenvolvimento desenfreado da internet e os constantes lançamentos de novos dispositivos móveis, o resultado não poderia ser outro: os
sites responsivos se tornaram primordiais.
Não é a toa que as pesquisas realizadas no Google feitas através de smartphones ou tablets, superaram as realizadas via desktop em 2015. Além disso, 56% dos usuários acessam a internet usando um dispositivo móvel e 61% têm uma melhor impressão a respeito de uma marca que ofereça essa experiência de maneira adequada.
O próprio Think With Google afirma que se o usuário se sente frustrado nesta etapa e não encontra o que está procurando, existe 61% de chance que ele se encaminhe para outro site (muitas vezes, o do seu concorrente).
O cenário acima não é muito difícil de se imaginar. Todo mundo já passou pela situação de precisar acessar um site, e não ter nenhum computador por perto. A única opção? Acessar pelo smartphone. E muitas vezes acontece do conteúdo ser exibido de forma desregulada, o que prejudica consideravelmente a navegação do usuário.
Para as empresas que também se relacionam com seus consumidores através das redes sociais, o problema persiste. Ao incorporar o seu
site numa postagem ou tweet, é muito provável que o usuário acabe acessando-o pelo smartphone, visto que é o aparelho de comunicação e internet onde as pessoas passam mais tempo.
Além disso tudo, ter um
site responsivo é positivo para sua
estratégia de SEO, pois evita a perda de
posicionamento do seu site perante os buscadores, afinal, se a sua acessibilidade móvel for ruim, o Google e possivelmente outros grandes buscadores como o Bing e Yahoo poderão puní-lo, e cada vez menos usuários o acessarão, o que resultará na diminuição do número de visitas.
O fato é que seu
site deve ser responsivo, pois além de ser a “nova” realidade do mundo digital, você precisa se preocupar em oferecer uma boa experiência para o seu cliente online. Quando ele se frustra no contato virtual, dificilmente ele se interessará pelo contato presencial, por isso o
site responsivo se transforma também numa espécie de investimento, pois quanto maior a mobilidade virtual, mais acessos ao seu site e possivelmente mais clientes também.