O mercado de pets no Brasil vem crescendo a cada ano e estima-se que existam por todo território nacional mais de 100 mil pontos de vendas de produtos para animais de estimação, representando cerca de R$ 16 bilhões anuais para o setor, segundo dados da Anfalpet. De acordo com dados da
Loja Integrada, plataforma para
criação de e-commerce mais popular do Brasil, só no primeiro semestre de 2016 as
lojas virtuais do segmento pet localizadas na plataforma atenderam quase 100 mil pedidos e já faturam cerca de R$ 12.995.655.
O motivo deste crescimento – apesar da crise e a grande concorrência – é uma forte inovação no setor. Para Karen Neves, empresária da loja virtual Zen Animal, itens voltados para o bem-estar dos cachorros e gatos, além de acessórios para petlovers, tem aquecido este mercado. “Os tutores dos pets estão cada vez mais preocupados com a qualidade de vida dos seus animais, o que impulsiona o crescimento do setor. Por isso, investimos em itens personalizados e que melhorem o bem-estar dos pets e seus tutores”, conta Karen.
Em 2016, entre as grandes novidades do mercado pet estão os produtos inovadores, como o tapetinho com tecnologia da NASA e as caminhas com modelos ergonômicos. “Para se destacar dos concorrentes investimos em produtos sazonais e com tecnologia como grande diferencial, que fazem muito sucesso e alavancam as vendas durante todo o ano”, afirma Karen.
Os tapetes que esfriam ou “Tapetes Gelados” são feitos com um gel especial que resfria quando apertado pelo peso do corpo dos cachorros. Eles fizeram sucesso durante o verão e prometem ser a solução para as regiões mais quentes do Brasil. Já os tapetes com tecnologia da NASA utilizam um sistema chamado “Memory Foam” com composição que mantém o formato anatômico do corpo, e são ideais para os dias de clima mais frio. Fabricado com materiais recicláveis e fundo antiderrapante, o tapetinho oferece diversos benefícios para a saúde do animalzinho. “Quem tem um bichinho em casa quer o conforto e saúde do seu amigo e o mercado atualmente está com opções muito interessantes”, finaliza Karen.