A companhia
Mercado Livre, através da sua empresa de logística Mercado Envios, comprou ontem a empresa Axado de Florianópolis. A Axado é uma empresa de logística, e o objetivo da aquisição é fortalecer a parte de envios para os compradores e vendendores que usam a plataforma Mercado Livre.
Além da plataforma Mercado Livre, a empresa também possui outras divisões de negócios voltadas para publicidade (Mercado Livre publicidade),
pagamentos digitais (
Mercado Pago) e logística (
Mercado Envios). A aquisição foi feita pela unidade de negócios Mercado Envios por R$ 26 milhões, e segundo o Mercado Livre, não impactará de forma significativa os colaboradores da Axado.
Atualmente, segundo a empresa, mais de 70% dos envios feitos por meio da plataforma são feitos pela Mercado Envios. Boa parte desses envios são feitos entre consumidores, ou ainda de pequenos varejistas a consumidores.
Comunicação entre
sistemas
O principal desafio da empresa, no entanto, era criar um sistema que gerenciasse o seu
sistema de logística com os esquemas de envios de outros grandes varejistas que atuam na plataforma. A empresa então iniciou uma parceria com a Axado, e em seguida prosseguiu com a aquisição.
Segundo a empresa, a integração com a solução de tecnologia da Axado permitirá que as grandes varejistas da plataforma tenham mais facilidade na gestão de seus processos de envios.
Lojas com
sistemas próprios de logística poderão integrar seus
sistemas com o da Mercado Envios, otimizando os processos.
Além disso, outros vendedores que usam a
plataforma também poderão contar com a infraestrutura logística mais robusta da Axado. Isso significa prazos mais curtos para entrega e preços mais baratos de frete, além de melhores opções de rastreamento dos produtos.