Preocupado com o redirecionamento de tráfico no Google Shopping, o Google está estudando adicionar um botão “Comprar” na lista de resultados. A função vai permitir aos usuários comprarem produtos sem a necessidade de acessar os sites de venda.
O novo botão não significa que a gigante de buscas pretende manter estoques de produtos para competir com outros sites, mas sim facilitar o processo de compra. Além dos quesitos técnicos, a gigante precisa negociar com os vendedores e, embora muitos tenham gostado da ideia, outros acreditam que isso pode fazer com que eles percam o controle sobre como o produto é apresentado.
O Google Shopping é uma espécie de busca específica do Google, que retorna apenas listas de produtos a venda. O problema, para as empresas, é que o usuário deixa de usar o site uma vez que encontra o que quer comprar no site de buscas, sem precisar mais clicar no link da loja.
A ação também revela que o Google está preocupado com a Amazon, que possui um serviço semelhante. Dados do site de buscas têm mostrado que os usuários estão deixando de usar o Shopping em favor da concorrente e o novo botão seria uma forma de reverter essa tendência.
Os botões de compra não são novidade na Internet e vários sites como Facebook, Tumblr e Twitter já testaram ou implementaram funções semelhantes.