Poderia ser tão simples como a negociação de um acordo elaborado com um empresário - mesmo quando você está sentado em um escritório do outro lado do mundo. Ou pode ser tão complexo como chefe cardiologista do hospital fazendo verificações finais antes da cirurgia - para um paciente deitado em uma aldeia isolada 500 milhas de distância. Ou pode ser tão pessoal como certificando-se de ver os seus filhos quando chegar em casa da escola - mesmo que você esteja em um fuso horário diferente.
Nos próximos anos, um salto tecnológico na comunicação de vídeo está prestes a mudar a maneira como interagimos, trabalhar e viver nossas vidas.
Programas como o Skype - que ostentava 299 milhões de usuários em junho 2013 - e FaceTime da Apple já têm transformado as relações pessoais, o que significa que as famílias e amigos podem ficar em contato a partir de qualquer lugar do mundo.
Mas agora teleconferência - e sua denominação moderna, telepresença - está começando a mudar nossas vidas profissionais, também.
Trabalhar remotamente
Os últimos anos já vimos um forte aumento no "trabalho remoto" - funcionários que trabalham de casa. De acordo com a Ipsos / Reuters 2012 enquete, cerca de uma em cada cinco pessoas no mundo freqüentemente "telecommute" para trabalhar, e quase 10% trabalham remotamente a partir de casa todos os dias.
Enquanto isso, as empresas em expansão em todo o mundo enfrentam a pressão dos acionistas e reguladores para minimizar o pessoal de viagem entre escritórios para reuniões, permitindo mais opções de eficiência energética e redução de despesas.
A proliferação de melhor qualidade, custo-benefício endereços tecnologia esta necessidade. A TP3200 sistema de videoconferência, por exemplo, foi recentemente lançado pela fornecedora de tecnologia de comunicações da empresa Huawei. Ele foi projetado especialmente para reuniões de grupo e usa um dispositivo de processamento de imagem especializada - a chamada câmera centro co-óptica - para fornecer o primeiro sistema de telepresença panorâmica do mundo.
"As câmeras HD (alta definição) resolução e conectividade de banda larga confiável melhoraram bastante a experiência de teleconferência", diz Jack Ele Liang, diretor de vídeo-conferência na empresa. "Mais pessoas e mais empregadores, estão começando a ver os benefícios da comunicação de vídeo.
"Não só ele pode reduzir os custos, melhorar a eficiência e economizar em recursos humanos, mas a videoconferência também torna mais fácil para transmitir a sua idéia. Quando você pode se comunicar com seus olhos e rosto, ambos os lados [da reunião] se sentir mais confiante. "
Teleconferência já não exige que os participantes se submeter a um sistema fixo de normas técnicas. Em vez disso, muitos sistemas utilizam agora o que é chamado BYOD.
"É a abreviação de" Traga seu próprio dispositivo ", diz Ele Liang. "O sistema reconhece que muitos trabalhadores já possuem tablets, smartphones e laptops com câmeras - e integra-los."
O resultado é uma mudança radical na forma como se vê, e realizar, nossos empregos.
Assim, não é de surpreender que as empresas globais são esperados para gastar US $ 3,75 mil milhões (£ 2,3 bilhões) em tecnologia de videoconferência em 2016. SMART 2020 , um estudo encomendado pela Iniciativa e-Sustentabilidade Global, (um programa lançado em 2001 para promover o desenvolvimento sustentável em o sector das TIC), constatou que as empresas dos EUA e do Reino Unido pode economizar quase US $ 19 bilhões (£ 11.7bn), como resultado da implantação de 10.000 unidades de telepresença em 2020.
Ao cancelar a necessidade de vôos de longa e de curta distância entre os escritórios executivos, o mesmo estudo sugeriu que teleconferência tecnologia e outras ferramentas virtuais poderia reduzir as emissões de gases de efeito estufa anuais globais em 15% até o ano 2020.
Mas isso é apenas o começo. A próxima geração de sistemas de telepresença vídeo tem como objetivo ajustar ainda mais perfeitamente em nossas vidas - adicionando capacidades 3D realistas.
A terceira dimensão
A tecnologia, conhecida como telepresença holográfica, é mais do que Star Trek reunião de equipe. Em vez de um ecrã plano, uma imagem em movimento tridimensional de um usuário é reproduzida em cada local de reunião.
Actualmente, o efeito não é um verdadeiro holograma. A empresa de tecnologia Musion , com base no Reino Unido, adapta-se uma ilusão comumente usado em teatros e parques temáticos conhecidos como efeito fantasma da Pepper. Um projetor HD ilumina uma fina efetivamente invisível, tipo folha "folha", a partir de um ângulo de 45 graus, criando uma imagem em 3D quase indistinguível de uma pessoa real. O sistema Musion TelePresence agora pode transmitir pessoas e objetos de tamanho em tempo real ", sem qualquer atraso significativo na comunicação", diz a empresa.
O sistema atingiu um Guinness World Record em 2012, ajudando Narendra Modi político indiano entregar uma campanha de 55 minutos de discurso para o público em 53 locais diferentes ao mesmo tempo. E no mundo do entretenimento, Musion foi uma das três empresas creditadas para ressuscitar digitalmente rapper Tupac Shakur no palco do festival Coachella 2012.
Mas os verdadeiros hologramas pode não estar longe. Display System Léia está atualmente trabalhando em uma tecnologia alternativa. A empresa polaca construiu uma sala holográfica , medindo 3m (10 pés) por 2,5 m (8 pés), que usa projetores a laser para transmitir imagens 3D em uma nuvem fina de vapor de água - fornecendo não só uma tela gigante multi-touch 3D, mas também a capacidade de caminhar através das imagens e vê-los a partir de qualquer ponto de vista.
Telepresença holográfica como este tem potencial para além óbvio do mundo dos negócios. Saúde já está sendo revolucionada pela telemedicina, permitindo que os pacientes sejam tratados à distância, quer em áreas isoladas ou em um campo de batalha distante.
Holograma tecnologia também poderia ver avanços em áreas como educação, filmes aprimoradas, programação de televisão, publicidade, jogos, mapeamento 3D, navegação aeroespacial e de controle do robô.
Ainda outras melhorias poderia ser iminente. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em que os EUA estão examinando como superfícies físicas podem ser manipulados por meio de gestos, com objetos sendo redimensionada, reformulado ou movido remotamente por pessoas a milhares de quilômetros de distância. Isso oferece o potencial para escritórios virtuais, onde centenas ou mesmo milhares de pessoas poderiam colaborar em um produto sem nunca tocá-lo.
Pesquisadores da Universidade de Tóquio também estão trabalhando para adicionar feedback tátil (vibrações, por exemplo) para projeções holográficas usando ondas de ultra-som . Um usuário pode tocar e interagir com um holograma e receber respostas táteis como se o objeto holográfico eram reais.
Em uma pesquisa da IBM de 3.000 pesquisadores, os entrevistados nomeados chamadas de vídeo holográficas como uma das cinco tecnologias que eles esperam ver no lugar até 2015.
Há obstáculos para a utilização destas tecnologias, é claro. Não menos importante é o custo da tecnologia holográfica: Musion atualmente aluga seu sistema para cerca de US $ 65.000 (£ 40,000). Telepresença ao vivo também precisa de uma conexão rápida e direta de 10-20 megabytes por segundo (Mbps), como as gravações são de melhor qualidade.
"Mas graças a 4G e redes LTE - e 5G em breve - a largura de banda não é mais um problema", diz Huawei Empresa Ele Liang.
"[Telepresença] significa que não temos de trabalhar em um escritório", explica ele. "Isso nós não temos que viajar quilômetros para ser tratado por um médico. Que nós podemos interagir com as nossas famílias de um país diferente. Ele vai começar a mudar o mundo em que vivemos "
Huawei lançou o primeiro sistema de telepresença panorâmica da indústria (TPS). Esta TPS adota câmera centro co-óptica patenteada da Huawei com tecnologias de imagem panorâmica e sem intervalos imagem de costura, oferecendo aos usuários uma experiência verdadeiramente envolvente.
Panorâmica TPS da Huawei fornece interfaces abertas para interligar com os sistemas de outros fornecedores, protegendo assim o investimento do cliente.
Sistema de telepresença panorâmica da Huawei é capaz de economizar até 30% TCO para o cliente, porque requer 25% menos largura de banda, 42% menos energia e 26% menos espaço físico.