Obs.: Caso queira exibir apenas os resultados locais. Use o Google Maps.
Também é possível fazer uma busca inserindo a cidade, bairro ou localização desejada. Por exemplo, “restaurantes em pinheiros”.
Mas, afinal quais são as técnicas para ficar bem posicionado na busca local? Abaixo, segue 5 dicas que irão fazer diferença no chamado Local Search.
A primeira dica é fazer o cadastro no Google Places o mais completo possível. Na descrição, utilize palavras-chaves que você já está utilizando no planejamento de SEO do site em questão. Coloque fotos dos produtos, o logotipo da empresa, site, telefones, etc. Insira também as opções de pagamento, o horário de funcionamento e tudo que seja possível colocar de informação.
Lembre-se: Sem o cadastro no Google Places, seu local ou site nunca irá aparecer nas buscas locais.
Cadastre seu site em guias de empresas locais e regionais. Geralmente, nestes guias é possível fazer uma breve descrição do seu negócio e vincular o seu site. Utilize uma descrição única para cada guia e sempre informe o endereço de seu estabelecimento. Coloque as palavras-chaves também nestas descrições. O Google utiliza estas referências em seu banco de dados de sites. Segue algumas referências de guias locais do Brasil: Guia Mais, Apontador, Telelistas, GuiasOesp, Opendi e iLocal.
Infelizmente no Brasil o ato de deixar um review (uma opinião sobre o local) não é tão comum quanto nos EUA, por exemplo. No Brasil as pessoas não tem esse hábito. Porém, mesmo sem a confirmação do Google, percebe-se uma melhor qualificação para os locais e sites que tem maior quantidade de reviews.
Então, não deixe de solicitar aos seus clientes que deixem reviews em sua página. Você pode oferecer algum desconto, bônus ou brinde para o cliente que criar o review. Ai vai da criatividade e possibilidade de cada negócio.
O Schema.org é uma iniciativa de vários buscadores em criar uma padronização para o código do site. Com ele o buscador poderá saber exatamente o que é aquela informação dentro do site, sem ter que perder tempo e processamento de seus servidores. Dentro do Schema.org foi criado uma Tag que pode ser utilizada exatamente para identificar o endereço da empresa. Segue o exemplo abaixo de um trecho de código HTML utilizando o Schema.org no endereço: