A Microsoft tem sido ativa na pesquisa de reconhecimento de fala ao longo de décadas, por isso não é de estranhar que tenha introduzido um assistente pessoal digital baseada em voz - só levou muito tempo para fazê-lo! Nomeado Cortana, a aplicação é um híbrido de funcionalidade local e na nuvem que será construído no Windows Phone 8.1.
Cortana combina elementos do Siri e Google Now
O núcleo do Cortana é um recurso de reconhecimento de voz como o Siri, juntamente com a inteligência suficiente para colocar algum contexto em torno de seus comandos e perguntas. Adicionado a isso é uma exposição baseada em cartão pró-ativa do que ele pensa que pode ser importante para você, baseado em seu calendário, contatos e interesses - semelhante aos cartões que o Google agora aparece. Reais alegações da Microsoft à inovação em Cortana é a sua personalização e extensibilidade.
Cortana começa por tentar conhecer um pouco sobre você - o que você gosta de fazer no seu tempo livre, que é importante na sua vida, o que as equipes de esportes que você segue, etc Ele usa essas informações para começar a preparar pequenas informações para lhe mostrar-lhe logo pela manhã, ou quando você vir precisar. Ele também aprende sobre os seus hábitos e se torna mais pessoal ao longo do tempo. Obviamente que é difícil de testar em uma sessão de demonstração, por isso vamos ter de esperar até que ele realmente venha para ver o quão poderosa a capacidade de aprendizagem é na vida real.
Outra característica muito interessante do Cortana é que é completamente extensível. Microsoft documentou como terceiros podem se integrar com o Cortana, e demonstrou a integração com Flixster durante o show.