O
Google é o
buscador mais importante da atualidade. Também não é para menos: milhões de páginas estão indexadas e buscas das mais diversas aparecem em milésimos de segundos na tela de seu computador. Muitos
sites, antes mesmo de ser lançados querem descobrir como aparecer no
Google. Mas o que significa “estar indexado” pelo buscador? Significa estar em sua base da dados e, desta forma, aparecer quando alguém digitar algum assunto que esteja em seu conteúdo.
Entretanto, não quer dizer que somente por ser indexado, seu site aparecerá entre os primeiros. O problema é que a indexação pode demorar muito tempo. E ninguém quer não ser visto ou considerado pelo Google, não é mesmo? Algumas práticas relacionadas a
SEO (do inglês Search Engine Optimization) ajudam e muito neste processo.
Crie seu sitemap
Algumas medidas devem ser tomadas para acelerar a indexação de
seu site no Google. A primeira delas é se cadastrar em ferramentas para a
criação de seu sitemap. Trata-se de um arquivo no formato xml ou xml.gz que agrupa todas as páginas de seu
site. É um mapa que funciona como guia para os robôs de busca e até mesmo os usuários a navegar e achar estas páginas (URLs).
Para criar seu sitemap gratuitamente, você pode clicar aqui, por exemplo. Há outras opções e, se você procurar no Google (veja só!), pode achar uma outra que goste mais. Com o mapeamento e a estruturação correta, as chances de você ser visto aumenta consideravelmente.
Para tanto, não basta somente criar o sitemap de todas as suas URLs. O segundo passo é cadastrar o seu sitemap – os arquivos gerados no formato xml ou xml.gz, e enviá-los por meio do Google Search Console, antigo Websmaster Tools.
Ser indexado mais rapidamente
O próprio envio de
sitemaps é um grande passo para ser adicionado à indexação mais rapidamente. Entretanto, um outro fator que ajudará e muito é o cadastro de um
feed de notícias. Também conhecidos como
RSS, esse feed avisa às pessoas quando seu site for atualizado, por meio de assinaturas que os próprios leitores de seu site fazem. Vá ao
Google Search Console e, da mesma forma que cadastrou seus sitemaps, cadastre seus feeds.
E esse tal de link building?
Parte do trabalho de
SEO, o
link building é um grupo de estratégias que tem a finalidade de conseguir
links externos, de determinados sites de relevância, que fazem com que estes influenciem e melhorem a posição e popularidade de seu site.
Especialistas afirmam que se trata da parte mais complexa do trabalho de
SEO. No entanto, quando bem feito, faz com que seu site cresça e apareça. Conseguir um link de algum produto ou serviço de seu site, de forma natural, dentro de um site que já possua relevância é um dos fatores que mais aceleram a sua indexação, bem como seu posicionamento rumo aos primeiros volumes de busca.
Entretanto, para fazer esse trabalho valer a pena, é necessária uma pesquisa bem feita. Além disso, você deve ter parceiros que aceitem que o seu link seja colocado em um conteúdo deles, certo? Descubra qual a classificação deste site ou portal por meio de ferramentas como a MOZBar (extensão para Google Chrome) ou Woorank. Depois, entre em contato com a TiWebDesing e veja a possibilidade de vocês trocarem algum conteúdo ou mesmo de você oferecer este conteúdo.
O link building funciona como uma espécie de recomendação de alguém que você confia muito. O Google enxerga isso e faz com que suas possibilidades diante dele só cresçam. Mas não se engane: o conteúdo que você oferecer a este site deve ser muito relevante e ter tudo a ver com o conteúdo que o seu site produz.
Ainda mais: o link que você inserir no texto deve estar o mais natural possível. Da mesma forma que isso faz com que seu site cresça, ele pode fazê-lo cair e muito no posicionamento se tiver uma punição. Portanto, o trabalho não pode ser jogado de qualquer jeito. Tem que ter paciência e bastante relevância. E lembre-se: esses links devem ser variados e ter qualidade!
O Google percorre suas páginas
Dizem que o Google sabe de tudo. Na verdade, o Google vê a maioria das coisas. Como foi dito no início, não vale a pena ser ignorado por ele, certo? O que acontece, geralmente, é que os sites não são imediatamente indexados.
Ou seja: não é porque seu site está lindo,
responsivo, estruturado e principalmente com conteúdo relevante, que ele entrará no banco de dados do Google rapidamente. Isto pode levar até meses. No entanto, com as
estratégias de SEO e esses passos seguidos, suas chances de como aparecer no Google ficam muito melhores.