As listas orgânicas da
busca do Google são resultados que aparecem devido a sua relevância para os termos de pesquisa de algum usuário. Ela é determinada pelo algoritmo de
busca orgânica do Google, o qual é baseado no conceito de Ranking da Página.
O oposto disso são so Anúncios Pagos:
- Esses anúncios contém a palavra "Anúncio" em verde.
- Ficam acima dos resultados orgânicos e também na parte lateral.
- Resultados não-orgânicos são publicidades pagas.
- Analisar os resultados orgânicos pode frequentemente te auxiliar a identificar novas palavras-chave para as suas campanhas do AdWords.
O Google com o auxílio do relatório de Pesquisas Pagas & Orgânicas do google, o qual visa ajudar os varejistas a entenderem melhor como as pessoas utilizam o buscador para procurar informações.
Alguns benefícios desse recurso são: encontrar palavras-chave adicionais – o relatório permite encontrar potenciais
palavras-chaves que poderão ser adicionadas às campanhas do AdWords, nos casos em que a empresa aparece somente na
buscas orgânicas, sem anúncios relacionados até aquele momento -, otimizar presença em buscas de alto valor – o relatório pode ser usado para melhorar a presença nos resultados pagos, além de monitorar as buscas de grande valor nos
resultados orgânicos e mensurar mudanças holisticamente – permitindo medir os impactos entre resultados pagos, orgânicos ou mesmo ambos, enquanto a empresa promove
melhorias no site ou mudanças no
Google AdWords.
Ser encontrado na
primeira página do Google, sem dúvida nenhuma, dá à empresa que é “dona” daquela posição um status muito grande e, por conseqüência, poder e dinheiro caso ela o saiba rentabilizar. Por conta desse status, assim como pelo volume dos cliques gerados por aquela posição, a empresa obtém um retorno muito valioso tanto para a marca quanto para o seu faturamento.
Também por sua natureza, a
Otimização de Sites (
SEO) é um projeto muitas vezes focado em infinitas palavras-chave, sobretudo aquelas muito específicas que apontam para um interesse mais específico de quem faz a busca na Internet: por exemplo, uma pessoa que pesquisa “
criação de sites em arujá”.
A empresa em que se realizará cada uma dessas compras provavelmente estará bem encontrada no Google, mais especificamente na busca orgânica – porque se trata de uma busca muito específica e nem sempre há anúncios tão relevantes para eles. Além disso, há o fator “busca natural”, isto é, que não se pagou pela publicidade ali.
Os
Links Patrocinados, por sua vez, geram resultados de maneira extremamente rápida e não é preciso esperar sequer um dia para que uma campanha recém-lançada gere vendas ou leads. Basta a campanha ir ao ar, para os resultados começarem a aparecer. Ou seja, a empresa que investir em Links Patrocinados poderá obter resultados de maneira muito mais rápida do que no SEO, desde que possua uma boa verba inicial.
Além disso, é muito difícil que se encontre um
site bem posicionado para 100% de suas palavras-chave na busca orgânica; muito difícil, não impossível entretanto. No caso de sempre aparecer, para toda e qualquer pesquisa relacionada ao negócio, o investimento em Links Patrocinados também se torna muito interessante para que a empresa nunca perca a oportunidade de ser vista por um potencial cliente.
Por fim, com o relatório
Pago vs Orgânico você também consegue visualizar com que frequência páginas de seu site são mostradas na busca orgânica do Google, e quais termos de busca puxam esses resultados. Esta informação ajuda a melhor entender como a busca paga e orgânica trabalham juntas para atingir usuários que buscam