Em 2017, o
marketing digital não é mais uma reflexão tardia. O Digital é uma parte crítica da
estratégia de marketing de quase todas as empresas, independentemente da indústria. A questão em que as empresas estão agora lutando é: Quais funções (ou quais pessoas) eu preciso no meu time para ter sucesso?
Nesta peça, vamos descrever os papéis necessários dentro de uma equipe de
marketing digital, bem como dois papéis que sua equipe provavelmente está perdendo e por que você precisa deles.
Papel 1: VP de Marketing
O vice-presidente de marketing é o treinador. Este é um papel essencial que (dependendo do tamanho de sua equipe e experiência) que um proprietário poderia assumir ou que você possa contratar. Esta pessoa é responsável por gerenciar orçamentos e comunicar o valor dos esforços da equipe de
marketing para gerenciamento.
Algumas das
equipes de marketing mais bem-sucedidas têm um fundador ou um vice-presidente de marketing que assume um papel de evangelista da marca também.
Para ajudar a fluir os sucos, delineei algumas das principais tarefas que um vice-presidente de Marketing pode enfrentar:
Estabeleça cotas semanais de comercialização e KPIs (aqui na Diretiva, meu empregador, acreditamos em sprints semanais e nos apertos de feedback).
Comunique o sucesso da equipe de
marketing à administração.
Papel 2: gerente de marketing
radicionalmente, um gerente de marketing é a pessoa "Você pode fazer XYZ para mim esta semana?". O vice-presidente, a agência, o executivo ou outro membro da equipe de marketing dirão: "Devemos lançar um e-mail semanal segmentado para cada pessoa que visamos." Então, alguém pergunta ao gerente de marketing, "Ei, você pode fazer isso?"
A próxima coisa que você conhece, seu gerente de marketing tem 25 tarefas diferentes em seu prato - nenhum dos quais eles são capazes de fazer de maneira adequada - e os resultados sofrem. Em suma, qualquer coisa que distraia o gerente de marketing de avançar a estratégia de marketing primária pode ser suspensa ou delegada a uma nova contratação.
As equipes de marketing de alto crescimento têm foco e papéis com indivíduos especializados para cada objetivo. Esses indivíduos não devem ser isolados, mas devem ser competentes, concentrados e ter tempo suficiente para executar corretamente seus principais objetivos.
Papel 3: especialista de pagamento por clique
A função de pesquisa paga é muitas vezes terceirizada para agências, mas vejo cada vez mais empresas assumirem esse papel internamente. Essa pessoa é sua ROI time-traveler. Embora algumas campanhas de conteúdo e
SEO levem meses para gerar receita, muitas vezes com pesquisas pagas e outros canais publicitários, há uma linha de tempo muito mais curta para ROI.
Quando contratamos um especialista de
pay-per-click (PPC), procuramos indivíduos com uma base financeira sólida que entendam o retorno do investimento publicitário e como as empresas operam em caixa.
Aqui está uma lista de verificação de amostra que nossa equipe PPC usa diariamente:
Peça ao consultor se o cliente está ganhando dinheiro ou obtendo leads de qualidade a cada semana.
1) Revise gastar e verifique se está no orçamento.
2) Verifique o CPC de todas as palavras-chave (custo por clique).
3) Verifique as conversões e otimize as palavras-chave e a página de destino.
4) Revise os Índices de qualidade.
5) Revise as ações de impressão e as posições médias.
6) Relatórios de consulta de pesquisa de minas para novas oportunidades.
7) Adicione novas palavras-chave.
8) Adicione palavras-chave negativas.
9) Verifique o desempenho da cópia do anúncio e ajuste.
Papel 4: designer centrado no CRO
O valor da sua marca, software, empresa ou produto é muitas vezes avaliado pela qualidade do seu criativo. Descobrimos que não só isso é verdade, mas também que o desempenho de sua publicidade e os esforços globais são muito influenciados pelo seu
design.
Enquanto muitas pessoas valorizam o design, eu argumentaria que poucas equipes se concentram em comunicar o valor da otimização da taxa de conversão (CRO) aos seus designers. Design não é mais sobre como algo se parece tanto quanto as ações que seu projeto encoraja.
Para ajudar suas equipes de projeto a alavancar o CRO em seus projetos, aqui está nossa abordagem. Cada designer criou múltiplas variantes de cada página de destino. Idealmente, cada variante é extrema. A verdadeira otimização da taxa de conversão vai além de simplesmente mudar as cores dos botões e, em vez disso, envolve a análise de todo o layout de uma página e do processo de embarque.
Papel 5: especialista em SEO
Compreender o seu público, analisar tendências e posicionar seu negócio, onde é mais competitivo, são fundamentais para equipes de marketing e SEO excepcionais. Um especialista em otimização de mecanismos de pesquisa não só pode ajudá-lo a classificar melhor seu site, mas ele também pode ajudá-lo a descobrir novas oportunidades.
A pesquisa de palavras-chave em sua forma mais pura é simplesmente pesquisa de público. São dados baseados em como os usuários estão descobrindo o que você oferece. Pode dizer-lhe quais empresas estão actualmente a competir e quantos utilizadores estão a procurar, e pode até ajudar a habilitar o produto e o desenvolvimento de recursos destacando as várias necessidades do seu público.
Este tipo de dados é crítico não só para liderar gen / sales, mas também para todos os outros departamentos, e deve ser devidamente distribuído.
Como alguém que começou em SEO, acredito que um ótimo especialista em otimização de mecanismos de busca faz SEO técnico excepcional, o conteúdo ea construção de links. Eles também podem ser um recurso excepcional para entender seu público e comunicar as tendências da indústria / público.
Aqui está uma amostra dos tipos de tarefas que seu SEO ou agência executa:
1) Construindo novos links
2) Criando e estrategizando novos conteúdos
3) Promoção de conteúdo
4) Pesquisa detalhada de palavras-chave
5) Encontrar novas oportunidades nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa
O maior desafio que o Marketing enfrenta é mudar a percepção da alta direção e da área de Vendas a respeito do seu papel. O problema é que na maioria das empresas a contribuição do Marketing tem sido no mínimo questionável. Infelizmente, a falta de mão-de-obra capacitada em Marketing digital é assombrosa. Se sua empresa ainda não possui uma
área de Marketing que possa realizar todas essas tarefas com proficiência,
terceirize seu Marketing. É mais barato, rápido e confiável.
Agora, se a equipe tem as habilidades e conhecimentos necessários, Marketing precisa demonstrar valor fazendo uso de novas tecnologias, novas abordagens e métodos de mensuração. Por isso listamos abaixo as 6 habilidades básicas para profissionais de
Marketing de sucesso:
6. Saber contar uma estória –
Storytelling Uma das formas mais atuais baseia-se em contar estórias que respaldem a marca, seus produtos e serviços. O
profissional de Marketing precisa criar conteúdo atrativo, utilizando-se das mais diversas técnicas para capturar a atenção e engajar os leitores através de uma narrativa bem escrita e envolvente para:
Construir a tomada de consciência a respeito de um problema;
Mostrar as opções para resolvê-lo;
Fornecer dados sobre o sucesso na resolução desse problema, e;
Detalhar os benefícios para o cliente;
As estatísticas são um elemento vital da narrativa, pois representam mais do que uma opinião. Números tornam-se especialmente atrativos quando atrelados a economia de tempo, diminuição de custos, aumento da eficiência e das receitas.
Em qualquer abordagem baseada em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo será preciso utilizar-se da técnica de Storytelling.
7. Automatizar Processos
A tecnologia possui um papel de destaque no mix de Marketing moderno. O meio está mudando tão rápido que os profissionais precisam automatizar os processos, a fim de acompanhá-los. Isso economiza tempo, elimina o tédio de tarefas repetitivas, fornece dados ricos sobre o que está funcionando e o que não está, mostra exatamente o que é um prospect engajado e comprova o ing. E para automatizar processos e construir relacionamentos personalizados de verdade, Marketing depende cada vez mais de tecnologia.
8) Líderes que compreendam a estratégia:
É preciso que a liderança da empresa tenha entendimento do processo, não apenas dos resultados em potencial, mas também dos pontos críticos da estratégia. Isso para que não seja necessário sempre ficar defendendo porque a estratégia funciona e porque mantê-la.