Cada vez mais as
vendas online ganham relevância no setor varejista, principalmente no segmento alimentício. A área alimentícia teve nos últimos anos, uma participação modesta no
e-commerce, mas com uma expectativa de crescimento bastante significativa aqui no Brasil. Este olhar otimista deve-se ao perfil do consumidor, o qual está mudando, afinal vem aumentando o número de pessoas que andam conectadas e buscam comodidade, inclusive na hora de realizar suas compras em supermercados.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Kantar Retail, consultoria internacional de varejo, em 2025 as c
ompras por e-commerce no segmento de varejo alimentício representarão 3% do volume total de vendas do setor no Brasil. Para isso, estima-se que as conversões online cresçam entre 30% e 40% ao ano. Números bem expressivos para um setor com crescimento impactado pela economia e pelos hábitos de consumo do brasileiro.
Analisando o potencial de desenvolvimento deste mercado e os novos hábitos dos compradores, separei cinco principais motivos para que os supermercadistas surfem nessa onda e garantam um crescimento acima da média no setor
1. Aumento da área de influência da loja;
2. Economia em investimentos em estruturas adicionais, como por exemplo centros de distribuição;
3. Redução de custos de distribuição, pela proximidade do consumidor;
4. Aumento do ticket médio;
5. Alta presença de itens frescos, como frutas, legumes e verduras na lista de compras;
Atualmente, o mercado de plataformas online para o varejo alimentar é bastante limitado e na maioria das vezes caro. Porém, algumas startups têm conseguido ajudar os supermercadistas a terem uma presença online de forma rápida e sem investimentos adicionais em estrutura logística.
Além de ter uma plataforma com uma usabilidade rápida, é preciso ser também amigável para o usuário, possuir um modelo de entrega rápida e personalizada e utilizar o modelo de economia compartilhada.
Por fim, destaco que para o varejo físico essas soluções tecnológicas oferecem uma alternativa eficiente, pois podem ajudar a incrementar as vendas, trazendo mais visibilidade da marca e até mesmo conseguindo fidelizar clientes pelo autoatendimento.
A
Criação de loja virtual deve ser planejada da melhor maneira, não basta você alugar uma loja pronta e começar a ter problemas. Sua loja deve ser personalizada para o seu projeto, deve ser simples e agil para que não perca tempo com botões que você não irá usar. O layout deve ser personalizado para que o cliente se identifique com sua loja, criar uma identidade visual com seu cliente é um grande passo para o sucesso.
São incontaveis as vantagens de
criar uma loja virtual para sua loja física, já pensou estar aberto 24 horas por dia, todos os dias ? Pois bem, essa é a maior vantagem da
loja virtual, mesmo que você não esteja presente de fato o seu negócio não para, ele está sempre trabalhando em pró do seu crescimento.
Se você ainda
não tem um e-commerce mude isso agora mesmo, sai na frente de seus concorrente e mostre sua empresa para o mundo inteiro.