Entregar um site que ofereça uma experiência móvel adequada virou mantra para as empresas. Por isso, a TiWebDesign elencou cinco métodos importantes, simples e rápidos de serem implementadas que podem ser usadas por quem deseja criar um
mobile site.
1. Pensamos em mobile friendly
Um
site mobile não é uma versão adaptada do site da empresa. Trata-se de um projeto que deve ser pensado, desenvolvido e implementado com foco em dispositivos móveis.
Mobile sites são agnósticos em relação ao sistema operacional do aparelho (iOS, Android, Windows Phone), e uma vez concebidos, os projetos não precisarão de adaptações para funcionar em qualquer smartphone.
Ainda assim, é preciso pensar mobile friendly (ou
mobile amigável) e levar em conta como será a experiência do usuário no ambiente mobile. Por exemplo: avaliamos o tipo e o tamanho da fonte (letra) que serão usados, o volume de textos, escolhemos os conteúdos a serem priorizados na ordem de apresentação de uma tela, tamanho e posicionamento dos ícones, entre muitos outros fatores.
2. Respeitamos os diferentes tamanhos de smartphones
Lembre-se de que seu
mobile site será acessado em muitos modelos de smartphones diferentes, de inúmeros tamanhos de tela e em diversos sistemas operacionais. Respeitamos a navegabilidade de todos: o que funciona em dispositivo com tela maior, precisa também oferecer uma boa experiência para um celular com tela menor.
3. Otimizamos o tamanho das imagens
Ninguém gosta de esperar uma página na web carregar. Por isso, a velocidade da navegação é fundamental para o sucesso de um mobile site. É claro que as operadoras têm sua parcela de responsabilidade na velocidade do acesso móvel fora de zonas de wi-fi, porém fazemos nossa parte e utilizamos imagens leves e otimizadas em seus mobile sites. Isso faz toda a diferença na navegação e irá se refletir no tempo de permanência por usuário no site da empresa.
4. Exploramos os recursos dos aparelhos em seu mobile site
Smartphones oferecem um grande número de recursos que podem e devem ser explorados a favor de um mobile site, com o objetivo de proporcionar uma experiência agradável e impactante para a audiência que deseja alcançar. Quer exemplos?
Ao exibir o endereço da sua empresa no mobile site, faça um ícone clicável que seja direcionado ao Waze ou ao Google Maps.
Já o número do telefone deve direcionar a uma chamada direta (é o que tecnicamente se denomina click-to-call). Se for necessário fazer um cadastro, dê a opção do usuário se cadastrar com o seu perfil do Facebook, por exemplo, tornando o processo muito mais ágil e simpático.
5. Priorizamos a boa ‘clicabilidade’
Quanto mais elementos você usar, mais espaço será necessário, mais o usuário terá que procurar a sessão que ele deseja e provavelmente menos tempo ele permanecerá no seu site.
Entretanto, a ideia aqui também é não fazer o usuário sofrer para clicar em nenhum ícone. Sempre desenvolvemos os botões de forma simples, com boa visibilidade (tendo em vista todos os tamanhos de dispositivos) e que estejam posicionados de modo a fazer sentido para a navegação. Se o usuário precisar descobrir onde o botão de ação está, há algo de muito errado com o mobile site.