Seviços

Portfólio

Blog

Contato

Marketing - 24 de janeiro de 2017

14 erros de e-mail marketing para evitar

Erro 1: Não otimizar seus e-mails para diferentes plataformas e dispositivos móveis
"Outlook, Gmail, Yahoo, etc., todos exibem e-mails de forma ligeiramente diferente, e todos parecem diferentes em desktops e dispositivos móveis", observa Nate Kristy, vice-presidente de marketing da Automational. "Você sabe como o seu modelo de e-mail irá responder à variedade de dispositivos e navegadores com os quais ele poderia ser aberto? A maioria das ferramentas de automação de marketing permitirá que você visualize sua mensagem em telas de diferentes tamanhos e certifique-se de tudo apareça como pretendido. [Apenas] certifique-se de que está utilizando esta funcionalidade. Você também deve enviar e-mails de teste para uma variedade de endereços de e-mail, e verificar cada um de diferentes dispositivos, para garantir que o e-mail apareça exatamente como você deseja.
"A melhor maneira de garantir que seu e-mail seja despejado no lixo uma vez aberto é frustrar o leitor com um e-mail que não é processado corretamente em seu dispositivo móvel", diz Paige Musto, diretora sênior de comunicações corporativas, Act-On Programas. "Agora que mais da metade de todas as mensagens de e-mail são abertas em dispositivos móveis, é fundamental que os profissionais de marketing criem corretamente e-mails projetados para que eles sejam exibidos lindamente em qualquer dispositivo com o qual o destinatário pode abri-lo. Uma maneira de evitar que esta falha aconteça é usar um serviço de email ou provedor de automação de marketing que tem tecnologia de design responsivo construído dentro.".

Erro 2: Não usar segmentação e personalização
"É um erro enviar um e-mail geral a todos os seus clientes", diz Allen Bonde, vice-presidente sênior de marketing da Placester. "Ao mesmo tempo, seria um erro (e impossível) adaptar o e-mail a cada cliente. A melhor prática é segmentar sua base de clientes por quem eles são: uma ligação quente ou fria, uma perspectiva passada ou atual, sua posição em seu funil de vendas, seus interesses específicos [onde estão, etc.]", ele explica.
"Armados com essa segmentação, as pequenas empresas podem usar seu software de email marketing para enviar mensagens relevantes a cada grupo em momentos apropriados, aumentando a probabilidade de que os clientes estejam interessados no chamado à ação".
"Mesmo segmentar sua lista por setor ou incluir um primeiro nome na linha de assunto pode ter um tremendo impacto nas conversões", acrescenta Justine Beauregard, proprietária e fundadora da Mirelle Marketing. "Vale a pena o tempo para detalhar e personalizar quando possível!".
Erro 3: Concentrar-se apenas na promoção
Em vez de usar o marketing por e-mail exclusivamente como uma ferramenta de vendas, "use-o como um meio para envolver seus clientes e construir a fidelidade do cliente", diz Doug Sechrist, vice-presidente de marketing de demanda, Infusionsoft. "Naturalmente, seu objetivo final é promover e vender seu produto. Mas para ver melhores resultados de seu programa de e-mail marketing, concentre-se em envolver seus clientes [com informações úteis, não necessariamente envolvendo seus produtos ou serviços] em vez de bombardeá-los com conteúdo promocional. No final, assinantes engajados são muito mais propensos a abrir e-mails que recebem de sua marca.".
Erro 4: Ter uma linha de assunto confusa, enganosa ou chata
A linha de assunto "é a primeira coisa que vemos em nossa caixa de entrada de e-mail", observa Kate Chan, full stack marketer, Rabbut. É também "o que faz as pessoas querem clicar no seu e-mail ou não.". É por isso que é importante gastar algum tempo a elaboração de uma linha de assunto que vai realmente pegar a atenção dos seus leitores. Melhor ainda, teste diferentes linhas de assunto para ver qual funciona melhor.
"As linhas de assunto podem aumentar ou diminuir o índice de e-mails abertos," diz Gil Resnick, especialista em automação de marketing, Repsly. "Uma boa e atraente linha de assunto atrairá um leitor.Llinhas de assunto entediantes muitas vezes resultam em clientes excluindo o e-mail ou simplesmente ignorando-o para chegar a coisas mais importantes. O uso excessivo de pontos de exclamação e até certas palavras, como "livre" ou "dinheiro", pode acionar o filtro de spam, significando que seu e-mail nunca teve chance. ".
Também tenha cuidado ao ser muito cativante. "Enquanto linhas de assunto cativantes são boas em pegar a atenção do seu destinatário e aumentar suas taxas de abertura, eles só funcionam se o e-mail [entrega] o que foi prometido", diz Sechrist. "Ninguém gosta de se sentir enganado. [Então] é imperativo não mais sensacionalizar suas linhas de assunto e, em vez disso, alinhar o assunto com o conteúdo.
Além disso, tenha em mente que "as linhas de assunto claro recebem 541% mais cliques do que os inteligentes, de acordo com um estudo da AWeber Communications", diz Mike Madden, gerente de programa de geração de demanda, Marketo. E por claro, ele significa linhas de assunto "evitar truques, clickbait e perguntas sobre o que o e-mail realmente contém [e] são consistentes com o corpo do e-mail.".
Erro 5: Incorporar sua mensagem em uma imagem
"Evite colocar todo o seu texto em imagens", diz Sam Binks, gerente de marketing digital, TeamSnap. "Se há um problema e as imagens não são carregadas por algum motivo, adivinhem? Seu texto também não. O que seria um desperdício. "A solução:" Equilibre imagens (não torná-las enormes) com texto claro e conciso no corpo do e-mail. Dessa forma, o texto sempre será legível e sua mensagem será passada.".
Erro 6: Ter muito texto
"Hoje em dia, um e-mail só é aberto por alguns segundos, deixando para seus assinantes tempo suficiente para digitalizar fotos e ler cerca de 50 palavras (máximo)", diz Chiara McPhee, fundadora e COO da Bizzy. "Isso significa que você tem apenas alguns momentos para capturar a atenção do seu leitor. Se você não consegue convencer seu público a tomar medidas e comprar seu produto durante este tempo, suas taxas de conversão não aumentarão substancialmente.”.
Para ajudar a garantir que sua mensagem seja lida, "encurte seu texto para tornar sua mensagem mais concisa e incluir fotografia incrível para atrair seu leitor", ela sugere. "É importante fazer uma impressão duradoura uma vez que você ganhou o primeiro clique de abertura de e-mail. Mas lembre-se, você só tem 20 segundos para fazer essa impressão e criar um assinante em um cliente.".
Erro 7: Parecer não-profissional
"Nada parece menos profissional do que obter um e-mail que claramente foi para o livro de endereços inteiro de um empresário", diz John-Henry Scherck, gerente de marketing de crescimento, DocSend. "Use uma plataforma de marketing de e-mail real, como MailChimp, AWeber, ActiveCampaign, Constant Contact ou as dezenas de outras opções no mercado. Essas plataformas são especificamente adaptadas para o marketing por e-mail e podem fornecer aos proprietários de negócios recursos úteis, como modelos predefinidos, agendamento, rastreamento e análises que o e-mail regular simplesmente não oferece.
Erro 8: Não ter um botão de chamada para a ação
"O ponto de um e-mail, afinal, é conseguir que o usuário vá para outro lugar, seja abrindo uma página de produto, agendando um tempo para falar ou marcar uma consulta", diz Resnick. "Se seu email é rápido e direto ou um pouco mais descritivo e longo, um botão da chamada-à-ação  permitirá que o leitor navegue facilmente até o que é importante para ele (e você) sem ler cada única palavra.”.
Erro 9: Não corrigir/verificar ligações duplas
"Não há nada pior do que enviar um boletim informativo e ver que a linha tem um erro gramatical ou descobrir que você incluiu o hiperlink errado", diz Danny Garcia, gerente de operações de marketing, Stacklist. Então, antes de clicar em "enviar", "verifique novamente [seu] boletim informativo ou, [melhor ainda,] peça a alguém que procure por você".
Erro 10: Enviar e-mails com freqüência/infreqüência
"A maioria das empresas cometem o erro de enviar muito e-mail para os consumidores", diz Matthew Bretzius, presidente, FischTank PR. Mas o oposto - enviar e-mails com pouca freqüência - também é um erro. "Email marketing é ainda uma das ferramentas mais poderosas disponíveis, mas você tem que encontrar o ritmo certo. O envio de vários e-mails por dia é provável demais, ao passo que enviar um por mês pode não ser suficiente.”, observa. "Mantenha um olho em suas taxas de abertura e de cliques, assim como o número de pessoas deixando de se inscrever. Isto irá ajudá-lo a determinar a freqüência.".
"Ao enviar mais e-mails nem sempre se traduzem em aumento de vendas, o sub-mail também pode causar taxas de conversão a sofrer", diz Sechrist. "Portanto, a melhor maneira de decidir o número ideal de e-mails para enviar é através de testes A / B. Você pode achar que segmentos diferentes preferem e-mails em uma freqüência diferente. Nesse caso, você pode adaptar seu volume de envio para cada segmento de acordo. Outra boa prática a considerar é dar aos seus assinantes uma opção para escolher [quantas vezes] eles gostariam de ouvir de você.".
Erro 11: Ter uma página de inscrição de e-mail ruim (ou não) e/ou cancelar a inscrição
"Tantas empresas (pequenas e grandes) não têm uma página de inscrição por e-mail ou método de coleta", diz Jenn Barber, fundadora, Jenn Barber Marketing. "As pessoas em sua" lista "vêm do formulário Fale conosco ou de cartões de visita coletados de eventos. Isso é tão ruim. Assim que as empresas decidirem começar a enviar e-mails para as pessoas, elas precisam ter um método de coleta - [e] ele precisa comunicar claramente as expectativas [e sua política de privacidade] às pessoas que se inscreverem. Lá [também] precisa haver uma maneira para as pessoas se desinscreverem.".
"Se seu e-mail não tiver um link de cancelamento de assinatura, o assinante pode marcar o e-mail como spam em vez de simplesmente cancelar a inscrição", diz Alice Williams, especialista em comunicações, Frontier Business Edge. "Isso pode afetar negativamente a sua reputação."

Erro 12: Enviar e-mail para pessoas que não lhe deram permissão para fazê-lo
"A última coisa que você quer fazer como um comerciante de e-mail é violar as práticas de envio de e-mail que podem acabar com você na lista de SPAM.”. Portanto, antes de enviar sua próxima campanha de e-mail, "certifique-se de que sua equipe de marketing esteja ciente de [qualquer] legislação que eles precisam respeitar, para garantir que sua empresa não seja vítima desse e-mail falhar.".
Erro 13: Não rastrear os resultados - ou o ROI do e-mail
"Acompanhar o desempenho da campanha por meio de métricas como taxas de abertura e taxas de cliques pode ajudá-lo a ajustar, aperfeiçoar e melhorar seu e-mail marketing", diz Mychelle Mollot, CMO, Klipfolio. "Quanto mais abre e clica, mais a campanha e o conteúdo específicos ressoaram com seus assinantes.".
Da mesma forma, "você precisa se certificar de que seus esforços estão pagando - com novos leads, novos clientes e, em última análise, um aumento na receita para o seu negócio", diz ela. "A mais importante métrica de e-mail marketing para acompanhar é o seu ROI de e-mail, algo que muitas pequenas empresas negligenciam fazendo. Para acompanhar o ROI, veja quantas conversões foram geradas como resultado de campanhas de marketing por e-mail. Essas conversões podem acontecer online, na loja ou diretamente através de e-mail. Monitorar o ROI de email ajudará você a determinar o sucesso geral e ajudá-lo a melhorar continuamente o desempenho da campanha.”.

Erro 14: Má higiene da lista de e-mails
"Como escovar os dentes, a higiene da lista de e-mail se resume a limpeza e manutenção de tudo o que entra em seu banco de dados", explica Madden. "Embora isso leve tempo e atenção, ainda é um passo importante e necessário para as pequenas empresas. Com as práticas adequadas de higiene no lugar, você pode limpar o seu banco de dados ao longo do tempo para manter uma lista de e-mail saudável, o que significa melhores resultados.

Compartilhe